Educação Ambiental

Eventos Científicos

Dra. Maria Marta Cigliano durante o III Simpósio de Orthoptera, XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, Natal, RN

SIMPÓSIO DE ORTHOPTERA

História do evento

No ano de 2006, durante o o XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, ocorreu o I Simpósio de Orthoptera. Na primeira edição o simpósio teve como tema: “Conhecimento de Orthoptera no Brasil: estado atual e perspectivas para o futuro”. O evento contou com a presença de 13 conferencistas das seguintes instituições: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Museu Emilio Goeldi – PA, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – Botucatu e Rio Claro), Pontifícia Universidade Católica (PUC – RS), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Instituto Max Planck (Alemanha), Centro de Estudios Parasitológicos y de Vectores (CEPAVE, Argentina), Centro de Ecología Aplicada del Litoral – (CECOAL, Argentina) e da Universidade Nacional de La Plata (Argentina). O primeiro simpósio representou um marco para a Ortopterologia no Brasil, pois reuniu pesquisadores que, embora trabalhassem no mesmo objeto de estudo, apresentavam uma interação fraca ou inexistente. A partir do evento, estes pesquisadores passaram a intercambiar e cooperar em um grau crescente.

Durante o XXII Congresso Brasileiro de Entomologia foi realizada a segunda edição do Simpósio de Orthoptera, cujo o tema central foi “Contextualizando a Orthopterologia”. Nesta oportunidade foram discutidos os avanços obtidos a partir do primeiro simpósio e também as interações firmadas entre os pesquisadores, culminando na formação do Grupo de Pesquisa Orthopterologia, atualmente cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Também foram apresentadas palestras sobre taxonomia de grilos e gafanhotos, além de uma palestra com o pesquisador e co-autor do Orthoptera Species File, Holger Braun.

A terceira edição do simpósio foi realizada na cidade Natal, RN, durante o XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia. Dentre as palestras, quatro foram apresentadas por dois mestres e dois doutores que tiveram suas pós-graduações realizadas entre o primeiro e terceiro simpósios. Estes palestrantes foram orientados por pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa em Orthoptera. Associadas às palestras, tivemos a participação de pesquisadores argentinos vinculados ao CEPAVE (Centro de Estudios Parasitológicos y de Vectores).

No ano de 2012 o simpósio foi realizado de forma independente, no campus da UNESP, cidade de Botucatu, SP. Além das palestras, também aconteceram quatro minicursos, sendo: (i) citogenética, (ii) introdução ao programa estatístico R e (iii) análises cladísticas utilizando o programa TNT. Nesta ocasião, tivemos o minicurso e uma palestra ministrados pela Dra. Cláudia Szumik (Instituto Superior de Entomología, Argentina). Concomitante às palestras aconteceram apresentações de trabalhos em forma de pôster.

O V Simpósio de Orthoptera será realizado pela primeira vez no XXX Congresso Brasileiro de Zoologia no período de 05 a 07 de fevereiro de 2014 no Centro de Eventos, Teatro e auditórios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS (http://www.pucrs.br/cepuc/espaco.php).  O simpósio contará com uma mesa redonda, composta de três palestras. O presidente do simpósio e moderador da mesa redonda, Dr. Edison Zefa, proferirá uma palestra de abertura com duração de 30 minutos. Cada um dos três conferencista terá 30 minutos para proferir suas palestras e, ao final das três apresentações teremos 15 minutos de discussão. Além disso, acontecerão outras seis palestras com duração de 45 minutos, acrescidos de mais 15 minutos para discussões. Nesta quinta edição também teremos seis apresentações orais, sendo uma nos dois primeiros dias de simpósio e quatro no último dia, ambas com duração de 15 minutos, acrescidos de 5 para discussões.

Programação - V Simpósio de Orthoptera


Confira a programação das edições anteriores:

Galeria de Imagens