Apresentações

APROXIMANDO A UNIVERSIDADE DA ESCOLA ATRAVÉS DO PROJETO:QUAL É O GRILO - REJANE PETER - III Congreso Uruguayo de Zoología - 2014

APROXIMANDO A UNIVERSIDADE DA ESCOLA ATRAVÉS DO PROJETO: "QUAL É O GRILO"

REJANE PETER, DÉBORA BARWALDT DUTRA, EDISON ZEFA

Propostas educativas buscando interligar a universidade com a escola tem sido cada vez mais frequente, visto que é uma forma de aproximar o aluno deste convívio e motiva-lo se seguir em frente nos estudos. O projeto "Qual é o Grilo" é uma proposta de ação científica - educativa que foi realizada no segundo semestre de 2013 com 25 alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública do município dePelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, juntamente com o projeto “Biota de Orthoptera do Brasil”, e com graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e pesquisadores do Laboratório de Orthoptera da Universidade Federal de Pelotas(UFPel).Para o desenvolvimento do trabalho, os alunos foram organizados em cinco grupos, sendo cada grupo com cinco integrantes e um orientador, foi realizada uma atividade de campo no pátio da escola para a coleta de insetos, o material coletado foi levado ao laboratório de aula prática do Instituto de Biologia para ser triado e fotografado pelos alunos integrantes dos grupos após criou-se um banco de imagens dos espécimes coletados e os discentes foram orientados sobre as características taxonômicas suficientes para distinguir os grandes táxons de insetos, com destaque aos Orthoptera (Grylloidea, Tettigonioidea e Acridoidea). Cada grupo realizou das atividades distintas no Laboratório de Orthoptera da UFPel, sendo elas a técnica de montagem de insetos, dissecação e morfologia interna, observação de cromossomos, bioacústica e Comportamento, totalizando 4h por atividade ,o material obtido foi apresentado na Feira de Ciências da Escola. A interação que ocorreu entre os alunos do ensino médio, graduandos, técnicos de laboratório e professores da universidade foi satisfatória, pois se por um lado os alunos sentiram -se gratificados pelas informações obtidas, os demais mostraram-se valorizados em suas atividades, conscientizando-se da importância da universidade para formação de profissionais com atuação na sociedade .