Cerrado

O Cerrado, domínio característico da região Central do Brasil, foi incluído na lista dos hotspots pela Conservation Internacional devido as contínuas e constantes ameaças causadas por ações antrópicas que devastam sua flora e fauna. Abrange cerca de 200 milhões de hectares (22% do território nacional) e a redução de sua área original, principalmente a partir da década de 1980 tem preocupado a comunidade científica. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, Amapá, Roraima e também no estado do Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata).

O clima é predominante Tropical Sazonal, de inverno seco. Apresenta solo com textura arenosa, areno-argilosas, argilo-arenosos ou, eventualmente argiloso com capacidade de retenção de água baixa. Quanto às suas características químicas, eles são bastante ácidos, com pH que pode variar de menos de 4 a pouco mais de 5.

Concentra um terço da biodiversidade nacional e 5% da flora e da fauna mundial. Compreende vegetações que variam de formações campestres (campo limpo) a formações florestais (cerradão). Em sua maior parte, é semelhante à savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. Comparado com outras savanas, o Cerrado tem a maior diversidade de plantas, com aproximadamente 6.000 espécies de angiospermas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água, disponível a 2 metros de profundidade, mesmo durante a estação seca do inverno.

A estrutura ambiental é modificada pela frequente ação natural do fogo, que selecionou espécies vegetais com estruturas capazes de amenizar os efeitos danosos das queimadas. Algumas espécies vegetais possuem casca grossa, que funciona como isolante térmico e protege as estruturas essenciais do tronco em altas temperaturas. Outras possuem órgãos de reserva nas raízes, que conservam nutrientes necessários à renovação das estruturas vegetais. O fogo também atua na quebra de dormência de sementes, reestrutura as paisagens provocando mudanças na cobertura vegetal, alterando a hidrologia e afetando a dinâmica e os estoques de carbono neste ecossistema.

A fauna de invertebrados é pouco conhecida. Os insetos herbívoros são componentes predominantes e apresentam alta taxa de reprodução e mobilidade, o que permite a eles responder rapidamente a alteração no ambiente e explorar recursos emergentes. Entre os vertebrados, são conhecidos mais de 1.500 espécies de animais, dos quais muitos são endêmicos.

Apesar de sua importância biológica, de todos os hotspots mundiais o Cerrado é o que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral, com 8,21% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação. A invasão de espécies exóticas (como a braquiária) representa um grave problema para a manutenção deste domínio bem como a constante expansão agrícola e pecuária.

Mapas

Clique nos pontos marcados para obter maiores informações.

Galeria de Imagens